FERRAMENTAS DE OTIMIZAÇÃO – GETTING THINGS DONE

Olá Pessoal. Essa semana vou dar uma pausa a série sobre interdisciplinaridade para retomar um assunto importante. Nesta publicação eu informei sobre a série que meu amigo Marco Antônio estava fazendo sobre métodos de otimização de tempo e técnicas e ferramentas de organização em seu blog. Como ele pretende intercalar as publicações sobre esse tema com outras publicações sobre divulgação científica e demais assuntos que trata em seu blog, eu fiquei de referenciar aqui sempre que tivesse por lá, uma publicação referente a este tema que acho interessante divulgar por aqui.

Bom, este é o caso essa semana. Existe um método de organização de tarefas e otimização de tempo que acho espetacular e tenho usado há um ano já para me organizar que é o método GTD (“Getting Things Done”), em tradução livre “Fazendo as coisas acontecerem”. Essa metodologia de produtividade desenvolvida por David Allen, é usada por pessoas no mundo todo que a aprendem através do livro homônimo (que indiquei aqui) traduzido e vendido em mais de 50 países. A metodologia tem etapas e leva um certo tempo para se adaptar e aprender. Eu sou adepto a cerca de um ano e ainda estou aprendendo e me adaptando ao uso. Como o próprio David Allen diz, o uso da metodologia implica em uma mudança de filosofia de vida e Mindset, de modo que o processo é como aprender a tocar um instrumento, que demanda prática constante e paciência.

De todo modo, desde o começo do uso já é possível sentir os resultados e efeitos em nossa rotina e, por isso, recomendo fortemente.

O método conta com 5 etapas e a série do Marco vai tratar de modo bem detalhado e completo cada uma delas. Assim, segue o link para a publicação sobre a primeira etapa (e uma das mais longas) da metodologia GTD – A Coleta Inicial. Ao final da série eu pretendo apresentar aqui algumas ferramentas como programas e aplicativos de organização e estruturação de dados, que podem ajudar muito na implementação desse e de outros métodos de produtividade.

COMEÇANDO A ORGANIZAR A SUA VIDA COM O MÉTODO GTD – COLETA INICIAL

Como sempre espero ter contribuído, boa leitura e até a próxima semana.

2 comentários em “FERRAMENTAS DE OTIMIZAÇÃO – GETTING THINGS DONE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *