Olá Pessoal. Na publicação de semana passada listei aqui alguns dos livros que tenho estudado para aprender sobre novas metodologias de ensino e, no final, aproveitei para mencionar o livro que usei para aprender os mecanismos de otimização de tempo e organização de tarefas que uso hoje. A partir daí me veio a ideia de escrever um pouco sobre o método GTD (“Get Things Done”) e as principais técnicas e ferramentas que ele e outros métodos trazem.
Aprender métodos de otimização de tempo, organização de tarefas e gerenciamento de ações, tem me ajudado muito a realizar meus estudos de maneira eficiente. Além disso, posso compartilhar essas técnicas com meus alunos de modo a auxiliá-los ainda mais no processo de aprender a aprender.
Inicialmente, pensei em fazer uma série aqui no site com as principais técnicas e métodos divididos em temas. Porém, por fortuita coincidência, descobri que meu amigo e também professor Marco Antônio, decidiu fazer uma série com a mesma temática em seu blog (que já mencionei aqui na publicação sobre jogos na educação). E, considerando que foi o próprio Marco que me apresentou à estes métodos (e me indicou os primeiros livros a respeito), e que o mesmo tem dedicado os últimos anos a aprender cada vez mais ferramentas de produtividade e eficiência na otimização de tempo, pensei que seria melhor linkar a série dele diretamente por aqui.
Afinal, uma das primeiras regras da eficiência na otimização de tarefas é evitar a duplicidade de trabalho, e a série dele já será bem completa não tenho dúvidas. Por uma questão de público, ele não deve publicar toda semana sobre este assunto, alternando entre postagens sobre ferramentas de otimização, e publicações sobre os demais temas que costuma tratar por lá (divulgação científica e resenhas de livros). Assim sendo, para facilitar, sempre que sair por lá uma publicação com essa temática, eu menciono e linko aqui.
A primeira publicação (que saiu hoje), fala sobre técnicas para fazer notas de aula e anotações para estudo. São excelentes para quando estudamos algo, ou para recomendar aos alunos, e são mais do que recomendadas. Portanto, sem mais delongas, eis a postagem e boa leitura:
MÉTODOS DE ESTUDO E COMO TOMAR NOTAS EM AULA
Como sempre, espero ter contribuído e até a próxima semana.
4 comentários em “MÉTODOS DE ESTUDO E NOTAS DE AULA”