Afinal o que é quântica?

Recentemente um amigo meu me perguntou o que era realmente quântica? Porque ele andava vendo isso sendo usado em colchões, remédios homeopáticos e até cursos de psicologia. Mesmo não sendo um físico, ele havia notado que aquilo não fazia muito sentido. Praticamente todo tipo de produto e prática “alternativa” usava quântica como um adjetivo para seus produtos, como se aquilo significasse algo melhor.

Continuar lendo “Afinal o que é quântica?”

Segunda parte sobre cores e o tal Gamut multidimensional

Beleza, na última postagem tetamos entender melhor o que é exatamente uma cor fundamental, de onde elas vem e o que comem. Basicamente relembramos que as cores são frequências distintas de oscilação da luz e que o espectro do visível contém todas as frequências da luz visível. Porém ele não contém todas as cores que percebemos, pois, como notas musicais, uma cor pode ser composta de diversas frequências misturadas em padrões complexos. Continuar lendo “Segunda parte sobre cores e o tal Gamut multidimensional”

Onde fica o cinza na escala de cores? Entendendo melhor as cores, dimensões superiores a 3 e limitações humanas

Ok, espero sinceramente que essa seja uma das postagens mais complexas e viajadas que eu fiz, porque atualmente estou me sentindo como na tirinha abaixo:

O que é uma cor? O problema dos outros, espero.
O que é uma cor? O problema dos outros, espero.

Continuar lendo “Onde fica o cinza na escala de cores? Entendendo melhor as cores, dimensões superiores a 3 e limitações humanas”

Down the rabbit hole: O que é um buraco negro?

Aproveitando o tema da última publicação sobre a foto que revolucionou a Astronomia e Cosmologia algumas semanas atrás, hoje resolvi falar um pouco desse objetos usados exaustivamente em ficção científica e desenhos como sendo vilões terríveis do universo: Os buracos negros. Afinal, de uma maneira mais poética, um buraco negro é o cadáver colossal de uma estrela, flutuando para sempre pelo universo. Porém, para começar gostaria de deixar claro o que um buraco negro não é.

Continuar lendo “Down the rabbit hole: O que é um buraco negro?”

Saiu a foto do buraco negro! E ela te decepcionou…

Recentemente a mídia foi bombardeada com a notícia de que cientistas haviam produzido a primeira foto de um buraco negro. E, embora essa foto tenha sido um marco científico mundial e feito história, muita gente não compreendeu o porque de todo alvoroço e/ou se decepcionou um pouco com o resultado visual. Afinal, o que buracos negros tem de fascinante, eles tem de complexos e, por isso, a ficção tem explorado tanto o tema. Mas então, vamos entender um pouco sobre a foto publicada, porque ela é tao importante cientificamente e porque, muitos ficaram decepcionados com ela.

Continuar lendo “Saiu a foto do buraco negro! E ela te decepcionou…”