PÓS-GRADUAÇÃO

Olá pessoal, essa semana escolhi falar um pouco sobre a formação docente. Como já foi comentado diversas vezes por aqui, nosso modelo educacional precisa de mudanças que invariavelmente demandam uma formação docente contínua. Este é, em parte, o motivo desse blog existir, contribuir de alguma forma com parte dessa formação compartilhando materiais, ideias e reflexões que encontro sobre o tema.

Como já comentei neste post, a formação docente de modo geral, principalmente no nível de graduação, necessita de algumas reformas para se adaptar ao cenário atual. Felizmente, têm surgido pelo país iniciativas interessantes (principalmente no âmbito da pós-graduação) que buscam complementar essa formação, orientando-se para as demandas educacionais do século XXI e os novos desafios que esse cenário traz. Minha esperança é que esses programas de pós-graduação, ainda que aos poucos, possam direcionar profissionais da educação no sentido dessas reformas (tão necessárias) no modo como capacitamos os docentes do ensino básico e superior país afora.

Assim, para essa semana, escolhi apresentar aqui 4 programas de pós-graduação lato sensu (especialização), que encontrei enquanto procurava uma pós-graduação para complementar minha própria formação docente. Para essa lista dei preferência para cursos com modalidade EAD (Educação à Distância), por permitirem maior flexibilidade de horários. Portanto, para quem se interessar em complementar sua formação de modo mais estruturado e organizado, e disponibilizar do tempo e recursos necessários, seguem as recomendações:

TECNOLOGIAS DIGITAIS E INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO

images

Este curso da Universidade Cruzeiro do Sul tem duração de 12 meses (450 horas), e se propõe a trabalhar os problemas da educação no cenário de alto desenvolvimento tecnológico que temos hoje.

Os alunos de hoje possuem tablets, smartphones e incontáveis redes sociais que influenciam diretamente no modo como consomem e processam informação. Assim, o curso foca em capacitar o educador a usar todo esse desenvolvimento tecnológico através de aplicativos, simuladores, MOOCS (Massive Online Open Courses) e ambientes de realidade aumentada, para cativar a atenção discente, promovendo um processo de aprendizagem eficiente e significativo.

O curso conta com disciplinas como: “Jogos”, “Tecnologias e aprendizado em dispositivos móveis (m-learning)”, “Ambientes virtuais de aprendizagem”, “Sistemas adaptativos e personalização”, “Recursos digitais: softwares educacionais”, entre outras.

EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS

infographic-education-new-technology_23-2147488676.jpg

Curso oferecido pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) que visa habilitar o professor para a docência e gestão de projetos de educação à distância, e a produção e uso de recursos de mídia e tecnologia em sala de aula. Segundo a página do curso “…trata-se de uma proposta de formação híbrida, integrada e flexível, desenvolvida e executada no âmbito do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Inovação em Educação, Tecnologias e Linguagens (Grupo Horizonte) da UFSCar”.

O curso tem modalidade à distância e presencial, e pode ser composto de 3 formas: Especialização – com carga horária mínima de 400 horas (com 20 ou mais disciplinas) distribuída em até 18 meses e um TCC (trabalho de conclusão de curso). Aperfeiçoamento – com carga horária de 180 horas (com 9 ou mais disciplinas) distribuídas em até 10 meses com formato não sequencial, ou seja, o aluno pode optar por fazer as disciplinas no mês que forem ofertadas, independente da ordem. Extensão – com carga horária de 60 horas (com 3 ou mais disciplinas) distribuídas de 2 a 4 meses, também em formato não sequencial. Entre as inúmeras possibilidades de disciplinas, destaco: “Aplicações pedagógicas de mídias escritas, e-books, hipermídias, rádio, web-radio e podcasts”, “Educação híbrida como estratégia educacional” e “Ferramentas de produtividade em nuvem no contexto educacional”.

METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM

download

Oferecido pela Universidade Metodista de São Paulo e com carga horária de 360 horas distribuídas ao longo de 18 meses, é um curso à distância (EAD) com encontros online fixos semanais ou quinzenais. Os encontros online, quando ocorrerem, são sempre às segundas feiras de 19 às 21 horas, o que limita um pouco a flexibilidade de horários do aluno.

Como o próprio título sugere, o curso propõe uma abordagem ampla pelas mais diversas metodologias ativas como instrução por pares, sala de aula invertida, aprendizagem baseada em projetos (PBL), aprendizagem baseada em problemas (PBL) e Estudo de casos. Além disso, tem foco em processo de criação como mapas conceituais, storybord, storytelling, produção textual e metodologia STEM (Science Technology Engineering and Math).

Ao final o aluno deve desenvolver um TCC com a elaboração de projetos de intervenção.

A MODERNA EDUCAÇÃO: METODOLOGIAS, TENDÊNCIAS E FOCO NO ALUNO

modern_education_icons_vector_548199.jpg

Curso oferecido pela Pontifícia Universidade Católica do Rio grande do Sul (PUC-RS), na modalidade presencial ou à distância. A duração da versão presencial é de 12 meses (9 meses de aulas e 3 meses para o TCC) enquanto a versão online pode durar de 12 a 18 meses, ambas contemplando uma carga horária mínima de 363 horas.

Além do corpo docente fixo da PUC, o curso conta com uma miríade de professores convidados excepcionais como Maurício de Sousa, Leandro Karnal, Luiz Felipe Pondé, Márcia Tiburi e José Pacheco, entre muitos outros.

A proposta do curso contempla 3 eixos: Metodologias, Tendências e Foco no Aluno. Metodologias – Aqui a ideia é trabalhar metodologias de ensino e aprendizagem, bem como ferramentas educacionais. Destaque para as disciplinas: “Trabalhando habilidades e competências”, “Como as pessoas aprendem?”, “Transdisciplinaridade, Interdisciplinaridade e Multidisciplinaridade nos Projetos Educacionais” e “Aprendizagem por Experiência: Service Learning, Problemas Reais e Empreendedorismo Social”.

Tendências – Nesse eixo o curso foca em trabalhar diferentes tendências na educação com disciplinas como: “A Sala de Aula no Divã (Reflexões Sobre a Revolução na Educação)”, “Hollywood Encontra Harvard: Novas Mídias e Storytelling na Educação” e “Sorria PPT: Técnicas e Metodologias para uma Aula Encantadora”.

Foco no Aluno – Por fim o curso se propõe a discutir ferramentas que visam colocar o aluno no centro do processo de aprendizagem. Nesta etapa as disciplinas que mais me chamaram atenção foram: “A Cultura no Ambiente Educacional: da Sala de Aula ao Grupo de WhatsApp”, “Afinal, como avaliar?” e “Educação Inclusiva”.

Bom pessoal, estes foram os 4 cursos que achei mais interessantes dos 10 que encontrei em minha pesquisa (não que os outros 6 não sejam bons, só que o post ficaria gigante listando os 10, então decidi focar nos 4 favoritos). O que mais posso recomendar dentre eles é o último (da PUC), porque foi o que escolhi fazer e, embora esteja fazendo há menos de um mês, posso dizer que está valendo muito a pena. O material disponibilizado é excepcional, as aulas são espetaculares e o apoio da universidade é excelente.

O post está ficando grande, então vou ficando por aqui. Como sempre espero ter contribuído e até semana que vem.

2 comentários em “PÓS-GRADUAÇÃO

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s