INTERDISCIPLINARIDADE

interdisciplinaridade (1)

Olá Pessoal. Recentemente fiz uma publicação sobre a BNCC e sobre a oportunidade de fazermos uma reflexão sobre as ementas das disciplinas. Este assunto abre discussão em muitas frentes e uma das que considero mais interessante é a questão da interdisciplinaridade. Diversas pesquisas (como essa e essa) apontam que a interdisciplinaridade tem papel fundamental no engajamento emocional e cognitivo do aluno ao colocar o conhecimento em um contexto mais amplo e aplicado, de modo que os conteúdos se complementem. E isso, a meu ver, faz todo sentido, já que a divisão por conteúdos é meramente didática.

INTER3.png

O próprio ENEM contempla essa importância ao se dividir em 4 grandes áreas interdisciplinares e propor, através das questões, uma maior relação entre diferentes disciplinas. Em função disso, muitas escolas têm encorajado e propiciado ambientes e condições para o desenvolvimento de tais atividades. Uma rápida busca no Google e não faltam trabalhos neste sentido (alguns exemplos aqui, aqui e aqui).

Ao mesmo tempo há o argumento de que como tanto interdisciplinaridade como educação inclusiva são frentes que demandam esforço coletivo do corpo docente, ambos são elementos complementares que podem ser combinados de modo a promoverem uma educação mais inclusiva e eficiente. Esse artigo de 2008 faz uma excelente revisão bibliográfica nesta temática.

Interdisciplinaridade.jpg

Porém, desenvolver uma atividade interdisciplinar é um trabalho bastante desafiador. Primeiro porque demanda tempo de planejamento conjunto entre professores de diferentes áreas, e preparação das equipes para trabalharem juntas neste sentido. Segundo, porque muitos (senão a maioria) dos cursos superiores que formam professores, não se dedicam a capacitar os alunos de licenciatura para atuação interdisciplinar.

INTER2

Considerando este cenário, decidi fazer uma nova série aqui no site com ideias e sugestões de atividades interdisciplinares que conheço e/ou considero promissoras. Algumas eu desenvolvi, outras aprendi e apliquei e outras apenas fiquei sabendo e/ou li a respeito, mas achei extremamente interessantes. O intuito é compartilhar ideias e materiais que possam contribuir para quem busca realizar esse tipo de atividade.

livro 1

A série começa a partir da próxima semana, mas já nesta postagem gostaria de começar sugerindo alguns trabalhos e materiais que podem ajudar muito no desenvolvimento deste tipo de tarefa.

livro 2

Para quem deseja estudar um pouco sobre interdisciplinaridade, seus princípios e fundamentos teóricos, seu papel na prática docente e os principais desafios enfrentados e como lidar com eles, recomendo os livros da pesquisadora brasileira, Ivani Fazenda. Recentemente comprei os 2 que listo a seguir e a julgar pelo primeiro contato que tive com os materiais, representam uma leitura inicial bem completa do tema. Os livros são: “O que é Interdisciplinaridade? ” para uma introdução mais teórica sobre o tema e “Práticas Interdisciplinares na Escola”, que traz um cardápio amplo de práticas docentes variadas da pré-escola até a pós-graduação.

nerd

Além dos livros, recomendo alguns canais de divulgação de conhecimento que tem uma abordagem sempre multidisciplinar como o Brasileiro Nerdologia (já mencionado aqui) que conta com inúmeros vídeos envolvendo temáticas diversas como cultura pop, Nerd, ciência, psicologia, sociologia, política, história, entre tantos outros.

download (3)

O outro é o canal suíço narrado em inglês (mas com vídeos legendados em português) Kurzgesagt – In a Nutshell (que já mencionei aqui). Este canal brilhante conta com animações coloridas estimulantes e uma explicação bem didática com vídeos sobre teoria de cordas, bactérias e economia.

Por hoje é só, e quem tiver sugestões de atividades interdisciplinares que realizou e gostaria de compartilhar e divulgar, não existe em escrever via comentários, e-mail direto ou pelas redes sociais do site. Ideias e sugestões são sempre bem-vindas. Na próxima semana pretendo falar sobre minha atividade disciplinar favorita até hoje e que permite uma integração com todas as disciplinas do ensino médio. Como sempre espero ter contribuído e até semana que vem.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s