MÉTODOS DE ESTUDO E NOTAS DE AULA

Olá Pessoal. Na publicação de semana passada listei aqui alguns dos livros que tenho estudado para aprender sobre novas metodologias de ensino e, no final, aproveitei para mencionar o livro que usei para aprender os mecanismos de otimização de tempo e organização de tarefas que uso hoje. A partir daí me veio a ideia de escrever um pouco sobre o método GTD (“Get Things Done”) e as principais técnicas e ferramentas que ele e outros métodos trazem.

Aprender métodos de otimização de tempo, organização de tarefas e gerenciamento de ações, tem me ajudado muito a realizar meus estudos de maneira eficiente. Além disso, posso compartilhar essas técnicas com meus alunos de modo a auxiliá-los ainda mais no processo de aprender a aprender.

Inicialmente, pensei em fazer uma série aqui no site com as principais técnicas e métodos divididos em temas. Porém, por fortuita coincidência, descobri que meu amigo e também professor Marco Antônio, decidiu fazer uma série com a mesma temática em seu blog (que já mencionei aqui na publicação sobre jogos na educação). E, considerando que foi o próprio Marco que me apresentou à estes métodos (e me indicou os primeiros livros a respeito), e que o mesmo tem dedicado os últimos anos a aprender cada vez mais ferramentas de produtividade e eficiência na otimização de tempo, pensei que seria melhor linkar a série dele diretamente por aqui.

Afinal, uma das primeiras regras da eficiência na otimização de tarefas é evitar a duplicidade de trabalho, e a série dele já será bem completa não tenho dúvidas. Por uma questão de público, ele não deve publicar toda semana sobre este assunto, alternando entre postagens sobre ferramentas de otimização, e publicações sobre os demais temas que costuma tratar por lá (divulgação científica e resenhas de livros). Assim sendo, para facilitar, sempre que sair por lá uma publicação com essa temática, eu menciono e linko aqui.

A primeira publicação (que saiu hoje), fala sobre técnicas para fazer notas de aula e anotações para estudo. São excelentes para quando estudamos algo, ou para recomendar aos alunos, e são mais do que recomendadas. Portanto, sem mais delongas, eis a postagem e boa leitura:

MÉTODOS DE ESTUDO E COMO TOMAR NOTAS EM AULA

Como sempre, espero ter contribuído e até a próxima semana.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s