DICA DE LIVROS – BIBLIOGRAFIA

Olá Pessoal. Recentemente alguns colegas e leitores me pediram indicação de bibliografia sobre alguns assuntos que já escrevi aqui no site. E, embora eu coloque o link das fontes que uso em cada publicação, muitas das referências ficam dispersas entre publicações e pode ficar meio complicado de achar, ainda mais a medida que o site cresce e o número de postagens aumenta. Por isso, para esta semana, decidi fazer um compilado dos livros que li e estudei e que me ajudaram muito a ter uma boa base sobre muitas das metodologias, técnicas e reflexões sobre as quais escrevi por aqui. Não vou listar aqui artigos (porque seriam muitos), apenas livros.

Primeiro vou falar dos livros envolvendo metodologias de ensino/aprendizado e depois de outros que me ajudaram muito a me organizar e entender melhor o processo de aprendizagem.

Peer Instruction: A Revolução da Aprendizagem Ativa – Eric Mazur

download4

Este livro foi meu primeiro contato com metodologias ativas de ensino e o mais recomendado para começar a aprender sobre o assunto. Eric Mazur é um professor de Física da universidade de Harvard que estruturou o método de Instrução por Pares (que escrevi sobre aqui) e toda a proposta de ensino ativo de modo muito claro, objetivo e prático. Perfeito para um primeiro contato com o assunto e já vem com inúmeros exemplos de aplicações. A versão digital é muito boa de ler e os gráficos se adaptam bem a um leitor como Kindle ou LeV.

Aprendizagem Baseada em Problemas – Antônio Siemsen Munhoz

download3

Um dos livros mais completos e bem estruturados que já li, para quem está estudando e aprendendo uma ferramenta nova. E foi a base que usei para a publicação sobre o tema que fiz aqui. Todo estruturado em tópicos como se fosse um curso a distância, o livro tem uma lógica crescente que o deixa extremamente robusto e completo, sem ficar prolixo. Pelo contrário, altamente sucinto e direto ele ainda conta com atividades ao final de cada tópico e a possibilidade de você escrever para o autor com as respostas e receber ua devolutiva, o que o torna muito mais um curso autônomo do que um livro. Além disso, o livro tem o cuidado de fazer um apanhado geral sobre metodologias ativas, sua fundamentação teórica e de preparar o leitor, listando como não usar a técnica apresentada. Tudo isso antes de falar da técnica em si, o que mostra maturidade do autor ao tratar do tema. Outra coisa interessante, é que o formato do livro permite que ele seja lido totalmente fora de ordem, de acordo com a necessidade e interesse do leitor. E o próprio livro sugere isso na sua introdução ao descrever o sumário. Para coroas tudo, ele tem um preço bem acessível.

Sala de Aula Invertida – Uma Metodologia Ativa de Aprendizagem – Jonathan Bergmann e Aaron Sams

download2

Este é um livro mais curto e focado na metodologia em si (que ja descrevi aqui). Perfeito para quem já está familiarizado com a ideia geral das metodologias ativas e procura apenas aprender uma nova técnica, com foco nos prós e contras da mesma e meios para sua execução. Ainda assim, como todo livro que trata do assunto, traz uma breve introdução sobre metodologias ativas e sua base teórica. O preço é super acessível principalmente porque o livro é bem curtinho, o que o torna rápido e leve de ler.

Ensino Híbrido – Personalização e Tecnologia na Educação –Lilian Bacich, Adolfo Tanzi Neto e Fernando De Mello Trevisani

download5

Ainda estou terminando de ler este, mas estou adorando. Como a própria descrição diz, um livro de professores para professores. Ele traz possibilidades de integração de ferramentas tecnológicas em sala de aula, visando promover maior engajamento do aluno e uso mais eficiente do tempo do professor. Excelente para quem prefere dedicar mais tempo no planejamento das aulas, para economizar tempo em outros processos de modo a dedicar-se mais ao atendimento personalizado aos alunos. Recomendadíssimo e também super sucinto.

Aprendizagem Baseada em Jogos Digitais – Marc Prensky

download

Este livro é espetacular e foi essencial para as publicações que fiz sobre jogos e gameficação aqui e aqui. Uma verdadeira bíblia para quem deseja fazer uso de jogos (principalmente digitais, mas não exclusivamente) no processo educacional. É muito completo e gigante, de modo que não o recomendo como material para se ler rapidamente durante o período letivo ou em um fim de semana, mas sim como um material de estudo amplo e completo, a ser feito num período mais tranquilo. Também é um livro para se ter sempre a mão para consultas eventuais. De longe o material mais completo que li até hoje sobre alguma técnica ou metodologia, com mais de 500 páginas. O preço é um pouco salgado, mas vale o investimento como artigo fundamental na biblioteca de quem deseja combinar jogos com educação.

Just-in-Time Teaching: Blending Active Learning with web Techology – Gregor Novak, Andrew Gavrin, Wolfgang Christian, Evelyn Patterson

0130850349

Este livro eu não achei versão traduzida dele então só em inglês mesmo. Mas espero que isso não desanime, porque é um ótimo material sobre essa técnica que é perfeita para quem possui pouco tempo para tratar certos conteúdos e, ao mesmo tempo, visa trabalhar a autonomia acadêmica dos alunos. Altamente recomendado, principalmente para combinar a técnica a outras metodologias ativas como Instrução por Pares e Sala de Aula invertida.

Teoria da Escolha – William Glasser

download (1)

Saindo um pouco das metodologias de ensino e indo mais para base teórica, recomendo muito este livro do Glasser. Já escrevi aqui sobre a Teoria da escolha quando abordei um pouco sobre as bases teóricas das metodologias ativas, e esse livro foi um dos que me deu a base para compreender melhor tudo o que viria a ler depois sobre o assunto. Excelente ponto de partida.

Rápido e Devagar: Duas formas de Pensar – Daniel Kanheman

download (2)

Já escrevi aqui sobre esse livro ao falar sobre o cérebro preguiçoso. Ele é um pouco complicado para ler porque o autor é um tanto prolixo e isso pode incomodar alguns leitores. Mas vale a pena chegar ao final, porque a teoria que ele apresenta, bem como os resultados e estudos que traz, são espetaculares e essenciais para quem trabalha com educação. O livro foca em descrever como nosso cérebro lida com informações, como aprende e constrói memórias, o que é extremamente útil em uma sala de aula. É um best seller e isso é ótimo, porque existem milhares de resenhas e análises do mesmo. Na publicação em que falo do assunto eu indico algumas revisões e um excelente vídeo baseados ele. De todo modo, recomendo a leitura do material para uma visão mais completa do assunto.

A Arte de Fazer Acontecer – David Allen

download

Ok, o título parece de autoajuda fajuto, mas não é. Este livro é uma tradução do best seller “Getting Things Done: The Art of Stress-Free Productivity” que em tradução livre seria “Fazendo coisas: A arte da produtividade sem estresse”. Este livro mudou a minha vida, porque ele ajudou com as ferramentas que me permitiram me organizar, de modo a cumprir todas as minhas demandas profissionais e pessoais de maneira eficiente e sem me sufocar no meio de tantas tarefas, estímulos e informações. O livro é basicamente um compilado de técnicas de organização de tempo, informação e dados, com as quais o autor teve contato e pôde verificar sua eficácia. Ele apresenta as diferentes técnicas e métodos bem detalhadamente, esclarecendo desde o começo, que cada pessoa tem sua particularidade e, por isso, deve escolher (e até adaptar se preferir) a técnica que mais funcionar consigo. Por isso, é um livro mais do que recomendado. Afinal, foi com técnicas que aprendi nele que tenho conseguido conciliar minhas demandas profissionais com projetos pessoais (como este blog), e ainda ter tempo para relaxar e me dedicar a atividades de lazer.

Bom, esses eram os principais livros que queria recomendar e que li no último ano e meio desde que comecei a me dedicar a aprender rotineiramente sobre novas metodologias e técnicas. Na verdade, todos acima são materiais que consegui consumir apenas após me organizar usando as técnicas do último livro. Caso alguém tenha algum livro ou material para sugerir será sempre bem-vindo. Como sempre espero ter contribuído e até a próxima semana.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s