CURADORIA NA ERA DA INFORMAÇÃO – Parte II

Olá Pessoal. Na publicação anterior eu falei um pouco sobre a curadoria na era da informação e como o uso de curadores tem me ajudado a fazer uso mais eficiente do pouco tempo que disponho, na busca por constante inovação e capacitação. Como havia prometido ao fim da postagem, hoje pretendo partilhar aqui alguns dos curadores de informação que faço uso, seja para me capacitar, seja para tornar minhas aulas mais interessantes e/ou contextualizadas. Para que o post não fique muito grande, não vou citar absolutamente todos os que uso, mas apenas os mais frequentes, que sempre contribuem de uma forma ou outra. Não vou citar aqui livros que li, porque pretendo fazer um post apenas sobre bibliografia que tenho usado como já pediram. Meu foco aqui será nos canais de vídeos e sites que uso regularmente para aprender e me manter atualizado.

Veritasium

ve

Vou começar por este, por ser meu canal de vídeos favorito. Criado pelo Físico Derek Mueller (cujo doutorado foi sobre como fazer vídeos didáticos mais eficientes), este canal fala de ciência e conhecimento em geral e não só de Física. Além da primeira publicação aqui, este canal já me ajudou muito em aulas, seja como material inspirador ou complementar. Derek tem uma excelente didática e aborda muito bem os assuntos que trata. Para mim, funciona como um excelente entretenimento que informa muito bem.

Nerdologia

maxresdefault

É um excelente canal Brasileiro de divulgação que visa combinar cultura pop com ciências. Seria o equivalente ao Veritasium e, 5 dos 6 ultimos livros que li foram indicações deste canal. E há mais uns 5 na fila. O Átila, autor do canal, também já inspirou publicações aqui (com sua palestra no TEDx) e sempre traz sugestões de livros interessantíssimos nas temáticas que aborda no canal. Hoje o canal conta com vídeos voltados mais às ciências naturais, às quintas feiras e história às terças, com a colaboração do Professor de História Felipe Figueiredo, do blog Xadrez Verbal. Super recomendo para professores de todas as áreas.

Nova Escola

 

GEN-REVISTA-NE

Canal e site/página da revista Nova Escola, da Fundação Victor Civita, cuja missão é contribuir para a melhoria na Educação Básica no Brasil. Eles visam auxiliar na capacitação e valorização de professores e gestores e, além de divulgar oportunidades como pós-graduações, cursos e eventos, tem material excelente na temática de educação com debates, críticas e relatos de experiências. Simplesmente fantástico.

Wired

download

Saíndo um pouco de canais do YouTube, vem o site da revista Wired. Eu acho este site excelente para obter informações sobre inovações tecnológicas e novidades científicas em geral. O corpo editorial dessa revista faz um trabalho excelente de pesquisa e com a qualidade e confiabilidade do material que já encontrei la, ganharam meu total respeito e confiança.

TED – Ideas Worth Spreading

ted

Como o próprio nome já diz, o formato TED é um evento onde diferentes pessoas compartilham “Ideias que valem a pena espalhar” em intervalos de, no máximo, 15 minutos. Com legendas em mais de 30 idiomas no site oficial e, milhares de eventos inspirados no formato replicados no mundo todo (os TEDx), esse modelo de compartilhamento tem propiciado um fluxo de ideias inovadoras espetacular. Com a disponibilidade de legendas e TEDs feitos no Brasil, não há necessidade de conhecimento de outro idioma para consumir o vasto material disponível. Já recomendei muitos destes videos em minhas postagens e procuro assistir pelo menos 1 vídeo TED por dia.

Science

facebook-shareO renomado periódico científico é excelente para quem procura artigos de grande impacto. Ótimo para se manter informado e para encontrar material de atualidade para trabalhar em determinadas aulas dependendo do propósito. Muito bom, mas requer, como a revista Wired, algum conhecimento em inglês.

Alura

aluraAlura cursos Online é como um Netflix de cursos. Você paga uma mensalidade (de 65 a 90 reais) e tem acesso a mais de 500 cursos nas áreas de Mobile (para fazer jogos e aplicativos para smartphones), Programação e Front-End (para criar programas diversos e sites), infraestrutura (programas de bancos de dados e TI), Design (para fazer edição de imagens e vídeos e criar animações), e Business (para aprender a preparar currículo, criar apresentações, branding e marketing digital).

Não, não estou recebendo nada para fazer essa propaganda, apenas estou divulgando porque adorei a plataforma. Eu a encontrei quando buscava alguma forma de estudar e aprender ferramentas de edição de imagem (como o CorelDraw) e edição de vídeo (como Adobe Premiere e After Effects). Queria aprender essas ferramentas para incrementar minhas aulas e, eventualmente criar animações e/ou fazer alguns vídeos para aulas invertidas.

E nessa plataforma achei isso de uma forma muito didática e eficiente, com aulas curtas e objetivas em formato de ensino bem aplicado. Já concluí o curso de CorelDraw (que inclusive usei para fazer a identidade visual e logo deste blog e muitas das imagens usadas nas publicações) e estou adorando os demais. Aproveitei para fazer cursos de Excel e Powerpoint que eles oferecem, todos excelentes e que me ajudaram muito a fazer planilhas para organizar melhor dados de alunos e slides de aulas. Recomendadíssimo.

Kurzgesagt – In a Nutshell

Kurzgesagt_–_In_a_Nutshell_(Logo)

Este canal brilhante de divulgação tem vídeos animados (a maioria legendado em português) falando sobre física, biologia, economia, matemática e afins. Tem uma didática maravilhosa, tanto que usei um vídeo deles de 7 minutos para ensinar teoria de cordas para leigos e funcionou maravilhosamente bem. Recomendo como entretenimento, aprendizado e ferramenta para incrementar aulas.

VSauce, Minutephysics e Smarter Everyday.

unnamed

São canais de divulgação, muitos similares ao Veritasium, com abordagens diferentes e temas mais diversos. O minutephysics é mais indicado para professores de física que desejam compreender melhor alguns conceitos. Ele me ajudou e muito a compreender melhor e mais fenomenologicamente, algumas ideias da mecânica quântica que, na faculdade tinha ficado apenas no formalismo numérico. Os outros dois, são voltados para o público em geral e os considero geniais.

Thomas Frank

download

Este canal é indicado para todo mundo. Professores de todas as áreas e alunos. Traz técnicas de como estudar de modo mais eficiente, melhorar aprendizado, ficar mais focado no trabalho, se organizar para cumprir metas e afins. Tudo com muito respaldo acadêmico e uma excelente didática.

Njord’s Corner

Não, não tem erro de digitação acima. Esse blog de divulgação científica com nome curioso peetence ao meu amigo Marco Antonio. Mas não o recomendo aqui por amizade. Assim como a revista Wired, ele me ajuda a me manter atualizado sobre diversas novidades científicas, além de providenciar ótimo material para recomendar como leitura complementar devido a sua linguagem acessível e irreverente. Já usei textos deles aqui quando falei de Gameficação, e suas duas publicações sobre a natureza complexa das cores, são brilhantes. O blog aborda diversos temas de fisica, astronomia, biologia, artes, jogos e até a matemática de diferentes sistemas eleitorais, buscando informar enquanto desperta fascínio e diverte. Muito recomendado para todos os públicos. 

Extra Credits

pxiWzoCq_400x400

Por fim tem esse canal de divulgação excelente para aprender sobre jogos e Gameificação, agora com variações para falar de história (Extra History) e literatura Sci Fi (Extra Sci Fi). Muito bom também.

E é isso pessoal, esses canais e sites, combinados com documentários que assisti e livros que li (A maioria indicada por estes canais e sites) que tem me ajudado a aprender tudo o que compartilho aqui e que tenho usado para melhorar minhas aulas e meu desempenho profissional. Assim como estou compartilhando aqui, aceito/peço sugestões de outros canais, sites e veículos midiáticos de qualquer assunto que quiserem recomendar (novos curadores são sempre bem vindos). Como sempre espero ter contribuído de alguma forma e até semana que vem.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s